Recentemente, alguns sites foram alvos de censura no Brasil, como o Novo Jornal (http://www.novojornal.com.br) e o Blog do Álvaro (http://www.blogdoalvaro.com/). Não sei exatamente os motivos que levaram a essas medidas, e por isso mesmo acho que é necessário um movimento de fiscalização dessas ações, para evitar eventuais abusos de poder. O que acham?
São casos espalhados que devem ser coletados e analisados em conjunto, o estado de Minas Gerais parece ser onde o totalitarismo é mais atuante, veja que o proprio Azeredo é de lá.
Em linhas gerais, os casos quando mapeados podem nos mostrar uma forte tendência retrograda ao controle da informação, e a internet é a ultima fronteira da liberdade, razão pela qual vem sendo cobicada pelos controladores de plantão. Afinal pode-se comprar a tendência de um grupo de comunicação mas não se pode comprar a blogosfera, muito menos a sociedade conectada. Nosso maior aliado é a informação, vamos "alfabetizar politicamente" os excluidos politicos, para que estes possam enxergar as sordidas estratégias às quais são vitimas.
O jornalista Marcelo Soares (www.evocecomisso.blogspot.com) criou um mashup do Google Maps que acompanha e mapeia as ações de censura no Brasil. Está em http://www.publico.org.br/2008/06/mapa-da-censura-eleitoral/ (o Publico.org é um projeto de jornalismo colaborativo que estamos desenvolvendo. Enquanto o projeto não sai, o blog hospeda as reflexões do grupo fundador sobre jornalismo online e colaboração).
As duas últimas ações de que tenho conhecimento, e sobre as quais também falei no NA RUA - os casos do Novo Jornal e do Blog do Álvaro, ainda não constam do mapa. Talvez seja interessante colaborarmos com o Marcelo na atualização desse mapa.
A censura aqui em MG é, na maioria das vezes, velada na grande imprensa, se dá por meio de ameaças aos patrões dos jornalistas mesmo. Como todos devem algo, no sentido real ou figurado, em caso de insistências ocorrem eventuais demissões. Na lata mesmo. O governo Aécio é muito autoritário, não duvidem. E Azeredo é seu aliado de longa data. Há gerações, eu diria..
Na internet, como não há como alcançar uma pessoa no sentido físico da palavra, as eventuais pressões se dão na forma que estão documentando - e fazem muito bem, parabéns pela iniciativa - pois os promotores aqui, na maioria dos casos, cumprem ordens "superiores" sem discutir, por pouco que seja.
Apavorante a situação e o estado policial não mais eminente, e sim atuante. Estamos em 2008 vivendo o mesmo estado policial de 40 anos atrás. Dai para comecarem a cacar os revolucionários é um pulo, basta o Aécio ser Presidente....
Que, pelo jeito, os mineiros não estão muito a fim de facilitar, pois aqui, quando acontecem coisas como um governo sem oposição, as classes inferiores (em instrução, não em renda) podem até manifestar apoio, mas na "hora da onça beber água", como se diz, a desconfiança da maioria absoluta do povo se manifesta.
Afinal, 64 começou por aqui... e todos viram no que deu. Bem como todos estão vendo os frutos do tão combatido e execrado governo Lula. De quem Aécio se diz aliado, mas não convence ninguém. Nas eleições municipais, o candidato patrocinado por ele e Pimentel está tomando uma enorme lavada. Garanto que de zebra isso não tem nada.
Porém, a dobradinha em nível nacional que se vê (Aécio/Azeredo), com a "chave do cadeado da net" nas mãos - essa me preocupa, e muito. Pois pode beneficiar outro que não Aécio, mas que venha a cumprir o mesmíssimo projeto político. Dos "filhotes", porque filhos ou netos, daqueles que implantaram a ditadura neste país.
Valei-me, Brizola!!!
[..]A censura ao site e a apreensão dos equipamentos se deu em fase inicial de inquérito, antes mesmo de aberto processo judicial, o que é uma forma inédita e preocupante de cerceamento da liberdade de imprensa.
A ANJ reafirma sua grande preocupação, infelizmente assinalada em tantas oportunidades anteriores, com o fato do Poder Judiciário brasileiro agir em desacordo com a Constituição, que proíbe terminantemente a censura e consagra a liberdade de expressão.
A ANJ recomenda ao site "Novo Jornal" que busque os meios legais para reverter essa absurda decisão judicial e deplora tanto a iniciativa do Ministério Público quanto a da Justiça de Minas.[..]
[..]O dono do Novo Jornal atribui essa ação a um desejo de vingança de Jarbas Soares, "pois o denunciei no Supremo Tribunal Federal, por prática de Formação de Quadrilha". Ele se refere à PET/4173, cuja movimentação pode ser acompanhada acessando o site do STF (http://www.stf.gov.br/portal/processo/pesquisarProcesso.asp). Nessa petição, assinada pela advogada Paula F. de Almeida Marzano e outros, são citadas 14 pessoas, entre elas Jarbas Soares Júnior e o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG).[..]
[..]"Meu objetivo é de comprovar que o procedimento adotado contra o Novo Jornal foi feito dentro da mais completa ilegalidade possível", afirma Carone.[..]
Caribé;
E o prefeito que vem por aí em BH, "abençoado" pela dupla Aécio/Pimentel já deixou suas marcas no Mensalão...
Felizmente, nas majoritárias não existe espaço pro Aécio.